Revisão da Vida toda, o que é? Do que se trata?
Muito tem se falado dessa revisão, mas poucos entendem do que se trata. Vou tentar trazer para vocês, de forma bem clara e sucinta para que seja de fácil entendimento.
A revisão da vida toda ou revisão da vida inteira, como também é conhecida, certamente é o modelo mais popular entre os segurados brasileiros. O objetivo da revisão da vida toda é incluir no cálculo da aposentadoria todos os períodos de contribuições junto ao INSS.
Por este motivo, a Justiça autorizou este modelo de revisão do INSS, possibilitando a aquisição do benefício por trabalhadores com salários altos antes de 1994. Os trabalhadores que iniciaram as contribuições após este período ou aqueles que tiveram o salário reduzido depois de 1994 também podem solicitar a revisão da vida toda.
Até a promulgação da Reforma da Previdência em novembro de 2019, a revisão da vida toda era permitida somente para o cálculo da aposentadoria de trabalhadores após o mês de julho de 1994, início do Plano Real.
Muito importante essa tomada de decisão, para o contribuinte, já que era injusto, trabalhar com um salário “alto”, e depois por qualquer motivo, esse valor ser reduzido e na hora da aposentadoria ele não ser contabilizado.
Necessário esclarecer que é necessário um advogado para fazer os cálculos juntamente com um contador e verificar se você tem direito.
O melhor a fazer é procurar um advogado de sua confiança, para que todos os detalhes sejam verificados, analisados e assim tomar em conjunto o melhor caminho.
ELENA ABRAHÃO
ADVOGADA