O final da primavera de 2022, no hemisfério norte, não anunciou apenas o final de mais uma estação. Ele nos remeteu também o início de uma de uma nova era. A estação das flores, tão celebrada pelo londrino, teve um tema bastante peculiar ano passado: O Jubileu de Setenta Anos de Reinado da Rainha Elizabeth II. O “Chelsea in Bloom” encantou o mundo com a Arte por meio das flores. Tudo Foi feito em homenagem à monarca.
Até parecia uma despedida! E ela, que sempre amou visitar o “Chelsea Flower Gardens”, se emocionou ao ver tanta criatividade e carinho dedicados ao seu reinado e à sua pessoa! Não que ela precisasse, mais foi mais uma confirmação do quanto era respeitada e amada. Porém, pouco tempo depois, o início das quedas das folhas de outono entoaram na memória do londrino, do Reino Unido e de todo o mundo que houve outra grande queda: “The London Bridge is down”.
Uma frase que foi anunciada em diversas línguas, na mídia ao redor do planeta. Um código que também faz alusão a uma música medieval, muito cantada no século dezenove. Dentre os possíveis significados da música, está a mencão da “bela Dama”, a “My Fair Lady”, que poderia ser a Virgem Maria; Matilda, da Escócia; Eleanor, de Provence.
A metáfora agora é minha: nossa querida Rainha Elizabeth II juntou-se a essas inesquecíveis e belas damas, das quais o mundo jamais se esquecerá! São belas, principalmente, pelo grande legado e missão que cumpriram na Terra.
O outono voltou a brilhar ao redor do Palácio de Buckingham. St James e Green Park, apesar da grande perda, estavam prontos. As novas estações sempre hão de nos trazer esperança! Sim, houve um outono! A primavera, que foi tão acentuada com as milhares de flores depositadas ao redor do majestoso palácio, sabe que os ciclos mudam, e ela deu lugar ao novo outono!
Assim como nos acostumamos ao novo Rei que se levantou! Teremos sempre em nossa memória esta grande mulher, Rainha Elisabeth II. O mundo jamais se esquecerá de seu reinado de setenta anos! Contudo, há de se aceitar o novo que chega! E, se há algo que me chamou à atenção foi a certeza de que o britânico sentiu imensamente a perda de sua Rainha. Porém, conforme a tradição de séculos, tudo já estava pronto, preparado.
Não só para o ritual fúnebre, mas para levar a vida, para o novo Rei. A nova voz, imediata foi “Deus salve o Rei.” E a Elisabeth mãe, com certeza, de onde estiver, se alegrou em ver seu filho seguindo a tradição! E aqui estamos nós, firmes e resilientes, após um ano em que houve “ondas fortes de calor”, que viveu e ainda vive uma guerra, que buscou formas de se adaptar ao período pós-restrições, que perdeu a Rainha Elizabeth II. Ninguém solta a mão de ninguém! A nova estação que chega sempre há de nos trazer esperança! Seja bem-vindo, outono de 2023! Prosseguimos firmes nesta nova Era!!
Por Sueli Lopes Colunista da Tv Manchetes