Maternidade e Carreira, como conciliar sem sentir culpas ?

 


Para muitas mulheres, conciliar a maternidade com a carreira pode ser uma tarefa desafiadora, muitas vezes acompanhada pela sombra da culpa. A busca por equilíbrio entre os papéis de mãe e profissional é uma jornada complexa, mas é, sim, possível enfrentá-la de forma saudável e gratificante.

Primeiramente, lembre-se de que a qualidade supera a quantidade. Ao estar presente com seus filhos, concentre-se em criar momentos significativos e afetuosos, nos quais o amor e a atenção sejam priorizados, sem distrações (o celular, por exemplo). Nesses momentos, esteja realmente presente, valorize cada minuto dedicado a eles, ciente de que isso faz uma diferença enorme em suas vidas.

Recorra também à sua rede de apoio. Conte com familiares, amigos ou profissionais que possam ajudar nos cuidados com os pequenos quando necessário. Compartilhar responsabilidades não diminui o seu papel como mãe; pelo contrário, fortalece sua capacidade de cuidar e equilibrar suas demandas. Mas, claro, isso deve ser feito com bom senso, sem transferir permanentemente aos outros a execução de papéis que deveriam ser seus.

A psicoterapia é também uma aliada nessa jornada. É um espaço seguro para expressar suas emoções, anseios e medos, auxiliando no fortalecimento emocional e na construção de estratégias para enfrentar os desafios cotidianos, incluindo a administração do tempo e das prioridades.

Definitivamente, ser mãe e ter uma carreira não são papéis incompatíveis. Permita-se desenvolver uma nova perspectiva, valorizando suas conquistas e o efeito positivo que você gera na vida de seus filhos e na sociedade. O autocuidado é fundamental. Reserve tempo para si, mantenha seus hobbies e interesses vivos, e cultive sua autoestima.

Vencer esse desafio sem sentir culpa é possível. Acredite em sua capacidade de conciliar a maternidade e a sua carreira, buscando um equilíbrio que lhe permita ser feliz e realizada, como profissional e como mãe!


#MaternidadeeCarreira #EquilíbrioEmocional #RededeApoio #Psicoterapia #MãesEmpoderadas

Por Elisângela Campos Colunista Tv Manchetes

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem