Morre Val Kilmer, ator de 'Batman Eternamente' e 'Top Gun', aos 65 anos





Estrela de Hollywood foi vítima de pneumonia

O ator americano Val Kilmer, famoso por interpretar o personagem Iceman em "Top Gun", morreu aos 65 anos, vítima de pneumonia, informou sua filha Mercedes ao jornal "The New York Times", nesta terça-feira (1º).

Grande estrela de Hollywood das décadas de 1980 e 1990, ele também interpretou o cantor Jim Morrison no filme "The Doors", de Oliver Stone, e encarnou o super-herói de Gotham City em "Batman Eternamente".

Em 2014, o ator foi diagnosticado com um câncer na garganta do qual se recuperou, afirmou sua filha ao "NYT".

O tratamento, no entanto, provocou a perda da voz, como foi notado em sua participação especial como Iceman na aguardada sequência "Top Gun: Maverick", de 2021.

Kilmer iniciou a carreira no teatro e foi a pessoa mais jovem a ser aceita na renomada Juilliard School, de Nova York. Fez sua estreia no cinema em 1984 com a comédia "Top Secret".

Em 1992, estrelou "Coração de Trovão", dando vida a um agente novato do FBI encarregado de investigar um assassinato em uma reserva indígena.
Em "Amor à Queima-Roupa" (1993), um thriller eletrizante escrito por Quentin Tarantino e dirigido por Tony Scott, fez uma participação especial como o Mentor — uma versão imaginária de Elvis Presley que aconselha o protagonista anti-heróico interpretado por Christian Slater.

Dois anos depois, ele teve um de seus papéis mais celebrados: o arrogante e silencioso aviador Iceman, rival e depois amigo de Maverick (Tom Cruise) no sucesso "Top Gun". Em 1996, estrelou o filme "Fogo Contra Fogo".

Mas alguns fracassos em grandes produções no início dos anos 2000 o levaram a participar durante mais de uma década de filmes de segunda linha e baixo orçamento.

No momento em que começava a se reerguer na década de 2010 com uma bem-sucedida peça teatral sobre o escritor Mark Twain, a qual pretendia adaptar para o cinema, o câncer interrompeu sua carreira.

"Val", um documentário sobre sua ascensão e queda em Hollywood, foi exibido no Festival de Cannes em 2021.

Em homenagem ao ator, o diretor de "Fogo Contra Fogo", Michael Mann, escreveu em suas redes sociais: "Enquanto trabalhava com Val, sempre me maravilhei com a amplitude, a brilhante variabilidade dentro da poderosa corrente do caráter possessivo e expressivo de Val."

O ator Josh Brolin, que atuou em filmes como "Deadpool 2", "Vingadores" e "Homens de Preto", publicou uma foto ao lado de Kilmer e disse: "Até mais, amigo. Vou sentir sua falta. Você era uma explosão inteligente, desafiadora, corajosa e supercriativa. Não há muitos assim que sobraram".

Trajetória

Nascido em Los Angeles, Califórnia, Val Kilmer era filho de Gladys e Eugene Kilmer, distribuidor de equipamentos aeroespaciais e promotor imobiliário. Seu avô foi minerador de ouro no Novo México.

De ascendência alemã, sueca, irlandesa e cherokee, perdeu um irmão de 15 anos após um ataque epilético em uma piscina.

Criado em uma família de cientistas cristãos, o ator frequentou uma escola voltada para essa fé em Los Angeles, onde estudou da creche até a conclusão do 9º ano. Mais tarde, cursou a Universidade de Chatsworth, em San Fernando Valley, onde foi colega dos atores Kevin Spacey e Mare Winningham.
Aos 17 anos, tornou-se o aluno mais jovem a ingressar na Juilliard School, um dos conservatórios de teatro mais prestigiados do mundo.

Na Juilliard, Kilmer se destacou pelo talento e pela intensidade com que mergulhava nos papéis. Ainda como estudante, coescreveu e estrelou a peça "How It All Began", que estreou no festival de teatro do conservatório. Seu talento logo chamou a atenção, e ele começou a trabalhar no teatro antes mesmo de ingressar no cinema.
* Com informações da AFP

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem