Mais cedo, uma encosta desabou na Rua Castelo Novo, no Morro da Formiga, na Tijuca, Zona Norte. A cidade do Rio segue em estágio de mobilização
As fortes chuvas deste domingo (27) provocaram um deslizamento na Rocinha, na Zona Sul. Pelo vídeo, é possível ouvir o desespero de uma moradora.
— Jornal O Dia (@jornalodia) August 28, 2023
Crédio: rede social#ODia pic.twitter.com/p1nYrQnxJX
No Morro da Formiga, a Defesa Civil foi acionada às 7h45 do domingo (27). No local, os técnicos constataram que, em função da movimentação do solo, uma árvore de grande porte tombou sobre uma residência. Diante do cenário, foram interditados dois imóveis, a casa atingida e a casa ao lado, ambos na Rua Castelo Novo.
Os órgãos operacionais da Prefeitura do Rio e o Corpo de Bombeiros estiveram no local para cortar a árvore e prestar suporte aos moradores. Além disso, a Defesa Civil também foi acionada por conta de uma ocorrência em Laranjeiras, na Comunidade Pereirão, Zona Sul. Após vistoria, constatou-se risco de prosseguimento de desabamento de um talude, uma espécie de terreno inclinado. Toda a área de projeção foi interditada. No entanto, não foi preciso realizar nenhum tipo de interdição de imóvel. Os órgãos competentes também foram acionados.
Durante a madrugada, o prefeito Eduardo Paes chegou a fazer uma alerta nas redes sociais sobre o perigo de deslizamentos. "Essa chuva constante é um dos piores cenários quando se trata de deslizamentos. Pedimos a atenção de todos que estão em áreas de risco para que sigam as instruções pré-definidas pela defesa civil municipal, dirigindo-se - em caso de necessidade - aos pontos de apoio", disse.
Procurada, a Defesa Civil do município ainda não se pronunciou sobre o não acionamento das sirenes na Rocinha.
Ainda segundo o Alerta Rio, nesta segunda-feira (28), o transporte de umidade vindo do oceano, manterá o tempo instável sobre a cidade. O céu estará nublado a encoberto com previsão de chuva fraca a moderada, isolada, ao longo do período.
Fonte: O Dia Online