Um avião cuja lista de passageiros incluía Yevgeny Prigozhin, líder do grupo Wagner, caiu em território russo, tendo morrido todos os dez ocupantes a bordo. Quatro corpos já terão sido encontrados.
"Foi lançada uma investigação à queda do avião Embraer que ocorreu esta noite na região de Tver. Na lista de passageiros está o nome e apelido de Yevgeny Prigozhin", avançou a autoridade de aviação da Rússia, a Rosaviatsia.Segundo as agências Ria Novosti, TASS e Interfax, os serviços de emergência confirmaram que todos os passageiros do avião morreram na queda.
A agência russa de notícias TASS tinha avançado pouco antes que Prigozhin poderia estar no avião que caiu na região de Tver, 150 quilómetros a norte de Moscovo, quando fazia o percurso da capital até São Petersburgo.
Bloggers ligados ao grupo Wagner estão a avançar que havia dois aviões de Prigozhin no ar e que um deles aterrou de forma segura no aeroporto de Moscovo, enquanto o outro caiu.
O avião ter-se-á desintegrado no ar. Imagens de vídeo entretanto divulgadas mostram uma asa e um estabilizador a cair sobre uma zona onde se encontra uma estação ferroviária. O corpo do avião e a outra asa terão caído sobre uma povoação a dois quilómetros de distância.
⚡️ Самолёт, который разбился в Тверской области, принадлежит Евгению Пригожину, утверждают издание Baza и журналистка Ксения Собчак. На борту бизнес-джета Embraer, как утверждается, были 7 человек, они погибли.
— ЭХО (@echofm_online) August 23, 2023
Видео: соцсети pic.twitter.com/EzyZ3PbVT8
Noutras imagens divulgadas nas redes sociais vê-se, aparentemente, peças de um avião em chamas no chão.
Russia, Tver Oblast: Evgeniy Prigozhin reportedly dead as a result of a plane crash.
— Dmitri (@wartranslated) August 23, 2023
Doubt that any sane people will despair about this event. pic.twitter.com/uF2mKCliIG
Anton Gerashchenko ex-vice-ministro e atual conselheiro do Ministério do Interior da Ucrânia, partilhou no Twitter imagens não verificadas dos destroços do avião e disse ser “previsível” que isto tivesse acontecido.
“Vai ser interessante descobrir quem mais estava a bordo do avião. Algumas informações indicam que Dmitriy Utkin [militar russo e presumível fundador do grupo Wagner] estava lá também”, escreveu.
Russian aviation agency: Yevgeny Prigozhin was among passengers in the plane that crashed in Tver region of Russia.
— Anton Gerashchenko (@Gerashchenko_en) August 23, 2023
That was predictable.
It will be interesting to find out who else was on board of that plane. By some information, Dmitriy Utkin was there as well.
Ten people… pic.twitter.com/RukDbDJCKc
O episódio ocorre depois de, em junho, Prigozhin ter liderado um motim contra as Forças Armadas russas. O presidente da Bielorrússia, Alexander Lukashenko, anunciou na altura um acordo com o chefe da Wagner e o presidente russo para por fim às 24 horas de tumulto.
O acordo incluiu a transferência das tropas Wagner da Rússia para a Bielorrússia, para auxiliar no treino das forças armadas bielorrussas. O armamento pesado dos mercenários terá ficado na Rússia.
Fonte:RTP Notícias