Um presentão de aniversário! O Botafogo venceu o Internacional de virada por 3 a 1, neste sábado, no Estádio Nilton Santos lotado, pelo Campeonato Brasileiro, e chegou aos 47 pontos, no melhor primeiro turno da história de um time nos pontos corridos. Os gols foram de Victor Sá, Nico Hernández (contra) e Luis Henrique.
Foi um castigo o primeiro tempo para o Botafogo. Em pleno aniversário, teve mosaico, teve Zeca Pagodinho emocionando a torcida, teve pressão, mas teve azar. O time alvinegro dominou, criou chances, parou em grandes defesas do goleiro Rochet e levou um gol em falta de sorte de Lucas Perri.
Logo aos 4 minutos o cenário começou a se desenhar. Eduardo deu ótimo passe, Lucas Fernandes invadiu a área e bateu, Rochet salvou o Inter. Lucas deu mais duas finalizações, uma na rede pelo lado de fora e outra que desviou e triscou na parte de cima do travessão.
O Internacional, que fazia bom jogo até então, de qualidade técnica e troca de passes, ameaçou em chute de Alan Patrick que passou perto e abriu o placar aos 17. Foi quando Maurício arriscou de fora da área, Lucas Perri fez a defesa, mas soltou a bola e demorou a encontrá-la novamente, com o adversário chegando antes para marcar.
Ainda teve uma finalização de Alan Patrick por cima, depois só deu Botafogo. Aos 29, Lucas Fernandes pegou de primeira após passe de cabeça de Sauer e Rochet pegou. Quando o goleiro errou, quase saiu o gol de Adryelson após escanteio. Em outra oportunidade, Tchê Tchê bateu, Rochet bateu roupa e se recuperou para evitar gol de Eduardo, em grande defesa.
O duelo voltou a ocorrer aos 44. Foi quando Eduardo invadiu a área, ajeitou o corpo e finalizou bem, mas Rochet espalmou bola que iria no ângulo.
No segundo tempo, retornou o Botafogo líder do Campeonato Brasileiro, impetuoso, agressivo pelas pontas, forte. Motivado pelas boas mexidas de Luis Henrique e Janderson nos lugares de Lucas Fernandes e Gustavo Sauer, e pela mudança de postura, o Glorioso amassou até virar.
Aos 3, Janderson recebeu na área e foi travado. Aos 6, Victor Cuesta cabeceou para fora. Na pressão, veio um belo gol. Janderson deu ótimo passe, Luis Henrique invadiu pela esquerda e cruzou para trás para Victor Sá vencer o goleiro Rochet e empatar o jogo!
Mal deu tempo de comemorar o empate, porque já veio a virada! Aos 12, Hugo fez lindo lance pela esquerda e cruzou bem, Janderson chegou dividindo com Nico Hernández, e a bola entrou no cantinho. Botafogo 2 x 1 Internacional!
Ainda mantendo a intensidade elevada, o Botafogo teve mais duas boas oportunidades. A primeira com Victor Sá, que não conseguiu finalizar bem após belo lançamento longo de Cuesta. A segunda em chute de Hugo por cima. Se o Inter respondeu em bomba de Bruno Henrique que Lucas Perri espalmou, Janderson deu trabalho a Rochet do outro lado.
Quando o Botafogo recuou um pouco, o Inter achou que teria campo para atacar. Lego engano. Deixou foi espaço para o contra-golpe mortal. Di Placido roubou bola na defesa, avançou, deu passe inteligentíssimo para Eduardo, que rolou para Luis Henrique fazer o terceiro, aos 27! Golaço!
Faltava a redenção de Lucas Perri, e ela veio. Aos 32, o goleiro fez defesa espetacular em finalização à queima-roupa de Pedro Henrique e evitou que o Inter voltasse ao jogo. Já o Botafogo quase ampliou em lance de raça de Janderson, que venceu três disputas, mas teve o último passe, que deixaria Eduardo livre, travado.
Ainda deu tempo para Pedro Henrique tem gol anulado por impedimento claro, dado apenas no VAR. A torcida comemorou como mais um gol alvinegro. Ficou mesmo 3 a 1 para o Glorioso, cada vez mais líder do Brasileirão.
PRÓXIMOS JOGOS
O Botafogo tem a semana livre e volta a jogar apenas no próximo sábado, contra o São Paulo, no Morumbi, pelo Campeonato Brasileiro. Na quarta-feira seguinte, abre o confronto com o Defensa y Justicia nas quartas de final da Copa Sul-Americana, no Estádio Nilton Santos.
FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO 3 X 1 INTERNACIONAL
Estádio: Nilton Santos
Data-Hora: 12/8/2023 – 21h
Árbitro: Flavio Rodrigues de Souza (Fifa/SP)
Assistentes: Luiz Alberto Andrini Nogueira (SP) e Marcia Bezerra Lopes Caetano (RO)
VAR: Igor Junio Benevenuto de Oliveira (VAR-Fifa/MG)
Renda/Público: 39.598 presentes
Cartões amarelos: Janderson e Philipe Sampaio (BOT); Rochet e Gabriel (INT)
Cartões vermelhos:
Gols: Maurício, 17’/1ºT (0-1); Victor Sá, 9’/2ºT (1-1); Nico Hernández (contra), 12’/2ºT (2-1); Luis Henrique, 27’/2ºT (3-1); Pedro Henrique, 43’/2ºT (3-2)
BOTAFOGO: Lucas Perri; Di Placido, Adryelson, Victor Cuesta e Hugo; Marlon Freitas, Tchê Tchê (Júnior Santos, 47’/2ºT) e Lucas Fernandes (Janderson, intervalo); Gustavo Sauer (Luis Henrique, intervalo), Eduardo (Philipe Sampaio, 49’/2ºT) e Victor Sá (Danilo Barbosa, 29’/2ºT) – Técnico: Bruno Lage.
INTERNACIONAL: Rochet; Bustos, Vitão, Mercado e Renê; Gabriel, Aránguiz (Bruno Henrique, 17’/2ºT), Mauricio (Nico Hernández, 11’/2ºT), Alan Patrick (Matheus Dias, 31’/2ºT) e Wanderson (Pedro Henrique, 18’/2ºT); Enner Valencia (Luiz Adriano, 31’/2ºT) – Técnico: Eduardo Coudet.