Colaboração abrangerá desenvolvimento sustentável da Amazônia, resiliência aos desastres climáticos no Caribe e conectividade digital para toda a região.
O Banco Mundial e o Banco Interamericano de Desenvolvimento, BID, anunciaram uma parceria de quatro anos. Um dos objetivos é apoiar os esforços de desmatamento líquido zero na Amazônia.
Além disso, impulsionar o acesso a tecnologias digitais na região da América Latina e Caribe. Finalmente, fortalecer a resiliência do Caribe a desastres naturais.
Setor privado
A iniciativa também prevê uma colaboração entre a Miga, braço do Banco Mundial de seguros contra riscos políticos, e o BID Invest, o braço do Grupo BID para o setor privado.
As duas agências trabalharão em conjunto com a IFC, braço do Banco Mundial para o setor privado, para atrair mais investimento privado para a América Latina e o Caribe.
Na Amazônia, as organizações buscarão apoiar os países na transição para um desmatamento líquido zero. Esse trabalho tem a ambição de ajudar as pessoas a buscar melhores condições de vida e, ao mesmo tempo, preservar as florestas.
Banco Mundial e BID também se comprometeram a agir em conjunto para promover o desenvolvimento digital na América Latina e Caribe.
Acesso a tecnologias
Por meio da iniciativa Escolas Conectadas para Todos, as instituições desenvolverão planos para reduzir as desigualdades no acesso a tecnologias digitais na educação, garantindo que os jovens tenham as competências necessárias para a economia de amanhã.
Um programa piloto levará conectividade a áreas desfavorecidas da região, ajudando mais pessoas a ter acesso à internet.
E, no Caribe, o acordo entre Banco Mundial e BID resultará num maior apoio na gestão de desastres e choques climáticos. Isso inclui o desenvolvimento de mecanismos de proteção financeira para o caso de catástrofes.
Apresentação: Mariana Ceratti, do Banco Mundial Brasil
Fonte: ONU