Queridas pessoas.
Na arte de cuidar de si mesmo refletiremos dois pontos importantes. Você sabe a diferença entre Solidão é Solitude?
Solidão é o estar só, por imposição. É o vazio que existe internamente. Não está atrelado a liberdade de escolha. Vemos a aplicação dessa palavra e o grau de intensidade quando ouvimos a palavra vinda do castigo máximo na prisão que é a Solitária. E a humanidade sofre ao se ver só. Quando assim nos vemos tendemos a busca avidamente no exterior aquilo que não encontramos em nosso interior. Partimos para compulsividade nas compras, nos alimentos e cada vez mais nos vemos sós.
Ainda falando sobre a solidão eu posso estar no meio de uma multidão e estar só, sem me conectar com ninguém. Nesse sentido é preciso estar atento ao que pode estar por trás desse sentir-se só.
Essa solidão quando nociva e causar disfunções em nós precisa ser cuidada. Ela pode piorar nosso sistema imunológico causando diversos problemas. Nesse caso a ajuda do Psicólogo pode nos auxiliar nessa descoberta e buscar nosso auto conhecimento e auto desenvolvimento.
A Solitude é um termo bem interessante e muito falado. E nesse sentido de celebrar encontros ou não, a solitude é o encontrar-se consigo mesmo. É estar sem a presença de ninguém e sentir a minha presença se conectando a tudo a minha volta. É estar no aqui e agora.
Solitude é portanto a forma de celebrar um encontro pessoal consigo mesmo, com os outros e com o mundo. É aceitar-se como é. Todos os dias podemos marcar esse encontro consigo mesmo, através de uma caminhada, de uma corrida, de um sessão de pilates, de yoga, de meditação, de estar numa praça prestando atenção em seus pensamentos e sentimentos e ali poder abraçar-se.
Por Cleber Matos Colunista da Tv Manchetes