Cláudio Castro e integrantes da cúpula de segurança do estado fizeram reunião para traçar plano que será passado à membro do Ministério da Justiça
Rio - A reunião entre o governador Cláudio Castro e integrantes da cúpula de Segurança do Rio para tratar a situação do Complexo da Maré durou cerca de duas horas, nesta quinta-feira (28), no Palácio Guanabara. Segundo Castro, o encontro serviu para alinhar um plano de ação para deter o avanço da criminalidade na região.
O encontro do governo foi traçado após a divulgação de imagens feitas por drones mostrando uma espécie de centro de treinamento do tráfico no interior de um centro de lazer que deveria ser usado pela população da comunidade.
De acordo com informações do site 'G1', o governador disse que devolverá a área de lazer usada pelos traficantes nas imagens à população que mora no Complexo da Maré. Para isso, o estado deverá ter apoio de soldados da Força Nacional. "Aquela área de lazer usada por traficantes será devolvida à população", afirmou Castro.
Em suas redes, o governador confirmou a conclusão da reunião que definiu o plano que será apresentado ao Ministério da Justiça. "Manhã de reunião com a cúpula da segurança pública para definir os principais pontos que iremos abordar em um encontro marcado para sexta-feira com o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli", disse.
O caso
Nas imagens feitas da Maré, cerca de 15 a 20 homens armados aparecem em instrução de táticas de guerrilha, com movimentos coordenados, técnicas de progressão em terrenos conflagrados, reação a emboscadas e deslocamento no escuro.
Os registros fazem parte de uma investigação da Polícia Civil, que chegou a montar um organograma com os membros das principais quadrilhas usadas por traficantes.
Fonte: O Dia online