Economistas reduzem previsão da inflação para 4,75% neste ano


Mudança ocorre após divulgação de inflação abaixo do esperado em setembro

Após três semanas de estagnação, economistas consultados pelo Banco Central revisaram para baixo a previsão de inflação deste ano, reduzindo o índice para 4,75%. Essa diminuição representa uma queda de 1,1 ponto percentual em relação aos 4,86% da semana anterior, conforme indicado no boletim Focus divulgado nesta segunda-feira, 16 de outubro.

Na semana anterior, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de setembro subiu apenas 0,26%, uma alta inferior às expectativas do mercado, que projetava 0,33%, de acordo com informações da agência Bloomberg. Com esse resultado, a inflação acumulada em 12 meses atingiu 5,19%. Após essa divulgação, agências de classificação de risco e bancos reduziram suas estimativas para o aumento de preços.

No entanto, os economistas consultados pelo Banco Central mantiveram suas projeções para a inflação nos próximos três anos, com taxas de 3,88% para 2024 e 3,50% para 2025 e 2026.

No mesmo boletim Focus, as previsões para outros indicadores permaneceram inalteradas: o Produto Interno Bruto (PIB) em 2,92%, a taxa de câmbio em R$ 5 e a taxa básica de juros em 11,75%.


Fonte: Folha

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem