O PODER DA VOZ FEMININA NA LITERATURA, por Sueli Lopes



As mulheres, para ganharem direito aos espaços literários, assim como a outros espaços sociais, vivem uma luta contínua para serem respeitadas. “A literatura de autoria feminina foi e é marcada por tradições seculares de preconceito que devem ser desconstruídas em todos os âmbitos sociais. Desse modo, seria possível construir caminhos que apontem para a valorização das mulheres e de seus escritos.” (Silva, 2007). Acreditamos que nosso livro possa ser a um desses caminhos, por estudar, valorizar, destacar o poder da voz feminina na literatura, por fazer uma ponte de reflexão entre nós, escritoras contemporâneas, e as que nos abriram portas no passado ao mundo literário.

Ainda há muito o que vencer para progredir diante dos obstáculos oriundos de muitos séculos de repressão. Dessa forma, é necessário que se propague ainda mais a força, os feitos e a capacidade feminina, incentivando e empoderando-as ao engajamento na luta, especialmente a luta no mundo literário. Não podemos nos calar. É preciso encontrar formas de valorizar o poder da voz feminina na literatura. Afinal, com muito orgulho, fazemos parte desta literatura, aquela que tem aparecido na história como forma de mostrar as lutas na busca da valorização da mulher em todos os âmbitos sociais. Escrever é também uma forma de resistência!

Para falar desse assunto, escritoras contemporâneas se juntaram em uma coletânea, na qual as clássicas e/ou de outras épocas serão homenageadas e analisadas, por meio de artigos e ensaios. A obra será lançada no Brasil, em Londres, Portugal e Suíça. A iniciativa é do Grupo Internacional de Escritores Vozes da Diáspora, que tem como CEO Sueli Lopes, a organizadora da coletânea. Elas vieram para mostrar O Poder da Voz Feminina na Literatura: de musas inspiradoras a autoras de nossa própria história. Por mais vozes assim!!

Veja quem são essas escritoras contemporâneas e qual será a abordagem de cada uma:
1- Adriana Strella -   J. K. Rolling 
2- Adriana Vilhena Townson - Jane Austen 
3- Angélica Massoca – Agatha Christie 
4 Claudia Dandara - Conceição Evaristo
5- Carmem Quintana - Clarice Lispector
6- Dalvony Savic - Ayn Rand
7- Dayanne Neves - Raquel de Queiroz
8         DeO de Oliveira - Safo
9- Edinar Corradini - Cecília Meirelles
10- Edna Froede- Florbela Spanca
11-      Flávia Temponi - Adélia Prado
12-      Franci Rocha -  Lygia Fagundes Teles
13-      Hélida Fidelis  - Amélia Beviláqua
14-      Isabel Parolini - Colette
15-      Irene Rocha - Zélia Gatai
16-      Janice Mansur – Carolina Maria de Jesus
17-      Kenia Maria Pauli Machado - Emily Brontë  
18-      Leia Oliver - Sophia de Mello Breyner Andresen
19-      Leovany Octaviano - Hilda Hilst
20-      Línia Brandt – Françoise Wilhelmi de Toledo
21-      Maristela Gonçalves - Maria Clara Machado
22-      Neusa Bernardo Coelho- Antonieta de Barros
23-      Rita Mello - Cora Coralina
24-      Rita Lusiê - Nísia Floresta
25-      Sheila Aguiar - Maria Graham
26- Shirley Halgand – Maria Firmino dos Reis
27- Solange Castro - Simone de Beauvoir
28-      Sueli Lopes - Virgínia Woolf
29-      Zélia Guerra - Martha Medeiros

A coletânea é resultado de um dos projetos do Grupo Internacional de Escritores Vozes da Diáspora (Londres), o qual vem promovendo imersões literárias e culturais, levando a comunidade de língua portuguesa no Reino Unido  a uma conexão com a literatura e cultura britânica. Dentre os passeios literários na Inglaterra, pode-se destacar, visita ao Museu Jane Austen em Chawton; visita a Tourquay, onde nasceu e viveu Agatha Christie; visita à Gordon Square, onde viveu Virginia Woolf.

Porém, não só, pois vale ressaltar a importância e relevância das escritoras brasileiras contemporâneas que vivem no Brasil, para a coletânea. É exatamente essa junção, essa união que trouxe um bom resultado, tanto das pioneiras do Brasil, quanto das europeias, para a nova obra literária que surge. 


Sueli Lopes, Drª h. c. Em Literatura, escritora, autora, colunista internacional, Ceo do Grupo Internacional de Escritores Vozes da Diáspora (Londres)
@escritorasuelilopes @vozes.da.diaspora



Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem