A Conmebol definiu nesta segunda-feira, 3, os confrontos do mata-mata da Copa Libertadores 2024. O sorteio das oitavas de final foi realizado na sede da entidade, em Luque, no Paraguai. Cabe ressaltar que o Grêmio, com jogos adiados por causa das chuvas no Rio Grande do Sul, ainda pode avançar tanto na primeira quanto na segunda colocação. O tricolor gaúcho ainda tem mais dois jogos a fazer e pode ultrapassar o líder The Strongest no Grupo C. Os confrontos das oitavas de final vão acontecer entre 14 e 21 de agosto.
O único confronto brasileiro desta fase do mata-mata será entre Palmeiras e Botafogo. As duas equipes, que viram a rivalidade crescer na última temporada com a disputa do título brasileiro, voltam a se enfrentar já nas oitavas de final. Como passou em 1º lugar, o time paulista tem o direito de decidir em casa.
Quem passar pode ter pela frente outro adversário brasileiro, já que vai encarar o vencedor do duelo entre São Paulo e Nacional, do Uruguai. Na semifinal, o ganhador deste lado da chave vai ter pela frente quem passar de Flamengo e Bolívar contra o 1º do Grupo C, que pode ser o Grêmio, contra o Peñarol. Com isso, é possível uma semifinal completamente brasileira.
Do outro lado da chave, o Atlético-MG começa a caminhada no mata-mata contra o San Lorenzo, da Argentina. Nas quartas de final, o duelo colocará frente a frente o vencedor do duelo entre mineiros e argentinos contra quem passar de Fluminense e o 2º colocado do Grupo C, que pode ser o Grêmio também.
A final da Libertadores vai acontecer no dia 30 de novembro em Buenos Aires, na Argentina. O estádio ainda não foi anunciado, mas o Monumental de Núñez, do River Plate, deve ser o escolhido.
Veja os duelos:
San Lorenzo (ARG) x Atlético-MG
Nacional (URU) x São Paulo
Flamengo x Bolívar (BOL)
Colo-Colo (CHI) x Júnior Barranquilla (COL)
Talleres (ARG) x River Plate (ARG)
Peñarol x 1º do Grupo C
Botafogo x Palmeiras
2º do Grupo x Fluminense
*Os times em negrito fazem a segunda partida em casa