O artista plástico Ronaldo Lopez, residente m Caldas Novas, Goiás, levou a sensibilidade de um olhar atento ao resgate histórico, literário e cultural por meio de obras de arte e retratos à europa.
O artista capturou, por meio de pesquisas, leituras e releituras de obras já existentes, retratos de 33 escritoras que foram homenageadas numa coletânea intitulada O Poder da Voz Feminina na Literatura.
A obra foi organizada pela escritora Sueli Lopes, que é também CEO do Grupo Internacional de Escritores Vozes da Diáspora e reuniu escritoras do Brasil, Portugal, Suíça, Londres e Cabo Verde, todas falantes de língua portuguesa.
As escritoras homenageadas (todas desenhadas à mão) são: Safo, Jane Austen, Maria Graham, Emily Brontë, Nísia Floresta, Maria Firmina dos Reis, Amélia de Beviláqua, Colette, Virginia Woolf, Agatha Chistie, Florbela Espanca, Cora Coralina, Leodegária de Jesus, Antonieta de Barros, Cecília Meireles, Ayn Rand, Rachel de Queiroz, Simone de Beauvoir, Carolina Maria de jesus, Zélia Gattai, Lygia Fagundes Teles, Sophia de Mello Bryener Andresen, Clarice Lispector, Maria Clara Machado, Hilda Hilst, Adélia Prado, Conceição Evaristo, Maye Musk, J K Rowling, Martha Medeiros, Michelle Obama.
O livro, versão em português, já foi lançado em Londres, no Consulado-Geral do Brasil em Londres, onde houve também uma exposição dos retratos desenhados por Ronaldo Lopez, bem como das obras por ele pintadas para a capa da coletânea. Haverá também lançamento da obra na Suíça, em Portugal e no Brasil.
Vale ainda ressaltar que a coletânea já foi traduzido para o inglês, uma vez que trata-se de uma obra internacional, na qual além de muitas escritoras brasileiras, há britânicas, francesas e americanas. O lançamento do livro em inglês será lançado em londres na segunda quizena de novembro deste ano. Dentre as escritoras homenageadas no livro, duas conterrâneas de Ronaldo Lopez: Cora Coralina e Leodegária de Jesus.
A arte da capa, bem como os retratos que ilustram a obra são uma releitura do artista plástico Ronaldo Lopez. Para a capa, foram criadas duas telas:
1-Pintura mista (óleo e acrílico sobre tela). Uma releitura de fotografias ou retratos já existentes das escritoras: Nísia Floresta, Zélia Gattai, Maria Firmino dos Reis, Carolina Maria de Jesus, Sophia de Mello Breyner Andresen, Emily Brontë, Charlotte Brontë, Jane Austen, Virginia Woolf. Dimensão: 75x102;
2-Pintura mista (óleo e acrílico sobre tela). Uma releitura da obra Musas dançam com Apolo, de Baldassare Peruzzi. Dimensão: 75x102.
Retratos- 33 retratos das escritoras homenageadas no livro. Arte no papel canson com o uso dos lápis HB, 2b e 8b. Dimensão: 29.7x42. Nas páginas a seguir, uma ilustração com cada coautora e a escritora por ela homenageda.
A importância e valor dos retratos ao livro é bastante estimável, uma vez que remete a um resgate históriico e cultural, uma forma elegante, sensível e muito artística de criar a imagem das escritoras homenageadas. Um encontro da literatura com as Artes Plásticas e com o desenho de retratos, mostrando o quanto as modalidades e expressões artísticas estão interligadas.
Caldas Novas está de parabéns! Um artista plástico de lá desenha outra imortal do mesmo lugar. Viva o encontro de Ronaldo Lopez com Leodegária de Jesus! Viva o resgate histórico, literário e cultural por meio de retratos!