Por Dra. Adriana Strella O Autoconhecimento é Valioso





Eu sempre gostei de aprender com os livros que leio, e mais ainda transmitir esses aprendizados práticos para a vida. Quando li Como Deixar ir e Começar a Viver de Dale Carnegie, percebi que era muito mais do que um manual prático, mas um guia transformador para a vida cotidiana, um verdadeiro guia para viver com mais leveza.

Me identifiquei com o autor que traz nas histórias exemplos muito simples, mas profundas que confirmam que eu fiz a escolha certa ainda na adolescência: não me deixar levar pela mente que só serve para nos pre-ocupar. Preocupação nunca resolveu problemas, ao contrário, apenas nos paralisa diante deles.

A cada capítulo eu lembrava de como as pessoas a minha volta se preocupavam gastando energia com pensamentos inúteis, sim, porque elas colocavam todo o foco no futuro e tinham medo de passar por situações que provavelmente nunca iriam acontecer. Elas desperdiçavam o presente e ficavam vivendo se deixando levar pelas emoções que essas fantasias as faziam sentir. Um desperdício de vida e tanto.

Para quê viver arrastando o peso de ontem? Existem pessoas que arrastam peso de anos, e para quê se angustiar com o que pode vir amanhã? Só podemos viver onde estamos, no presente. É nossa mente que nos leva para o passado através das lembranças. Por isso devemos adquirir conhecimento, principalmente sobre como funciona o nosso cérebro.

O autoconhecimento é valioso. Aprender a reconhecer os pensamentos que causam emoções que nos envenenam, ter discernimento para entender quando a mente quer nos aprisionar. O livro é precioso, ele ensina lições que fizeram com que eu me sentisse orgulhosa por não ter me deixado levar por pessoas que pensavam demais. A minha mãe dizia que eu precisava pensar no dia de amanhã. Para mim esse é a raiz da falta de realização.

Pensar demais, analisar demais, se preocupar demais, é a raiz do mal do ser humano. O antidoto é ficar no presente. Cada dia tem os seus próprios desafios, para quê ficar inventando problema para o futuro que nem chegou? e quando ele chegar eu vou estar bem aqui no presente, todo futuro vai estar acontecendo agora.

Se eu posso colocar na mente coisas boas, esperar o melhor, pensar em experiências que me farão bem, para quê pensar no pior? Nenhum nem outro aconteceu, mas se é para pensar, que seja em coisas boas, ou então foco somente no que está acontecendo agora. Acredito que vou ter no futuro o que eu esperar dele.

Se hoje tenho problemas, meu foco é na solução como diz no livro. Sempre que eu percebo que a mente quer me arrastar para a ansiedade, pensamentos que desequilibram os meus hormônios, e me deixam preocupada, eu falo em voz alta: pode parar! (Risos) não tem gente que conversa sozinha? Eu também falo comigo! Ganhei o hábito de falar comigo na frente do espelho. É verdade! Cada doida com a sua mania, eu me observo, me admiro, me parabenizo por ter cumprido as minhas tarefas e por aí vai. Eu aplico o que aprendo e passo adiante através da escrita ou nas minhas redes sociais, é tão gratificante fazer isso.

As vezes tem alguém precisando de uma palavra, então apenas digo: seja consciente do que acontece dentro de você, reconheça as suas emoções porque elas te dizem muito, reconheça os pensamentos quando forem negativos. O autoconhecimento é valioso, a sua mente não é para te controlar, se você controlar a sua mente você controla o rumo da sua vida e define a sua paz.

Instagram: @adrianastrellaoficial

E-mail: Strella.adriana@hotmail.com


Adriana Strella é autora, escritora colunista internacional. Dra. h. c. em Saúde Mental e Resiliência. Criadora do Sistema C.R.E.S.E Caminho de Reestruturação Espiritual e Saúde Emocional - Consulesa da Embaixada Cultural da Paz em Portugal e Embaixadora da paz pela Federação Brasileira das Ciências Letras e Artes.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem