O Corinthians venceu o Coritiba de virada por 3 a 1 neste domingo, na Neo Química Arena, pela 19ª rodada do Campeonato Brasileiro. Os gols foram marcados por Gil, Yuri Alberto e Wesley. O Coxa fez o de honra com Murillo (contra).
O Corinthians foi mal no primeiro tempo e saiu atrás no placar, mas fez uma virada relâmpago na etapa final.
O técnico Vanderlei Luxemburgo fez três mudanças, e o Timão melhorou. A virada veio com Gil e Yuri nos minutos 7 e 8.
O Corinthians não adormeceu e ampliou com Wesley. O jogo seguiu movimentado até o fim, mas os donos da casa confirmaram a virada e a manutenção da invencibilidade que agora é de 11 partidas.
O Timão foi ao 13º lugar, com 23 pontos, enquanto o Coritiba segue na 18ª colocação, com 14. O Corinthians voltará a campo pelo Brasileirão para enfrentar o Cruzeiro, dia 20, no Mineirão, na abertura do returno. No mesmo dia, o Coxa receberá o Flamengo.
Embalado, o Corinthians disputará uma vaga na final da Copa do Brasil contra o São Paulo na quarta-feira, no Morumbi. O Timão venceu por 2 a 1 em casa e tem a vantagem do empate.
Como foi o jogo
O Corinthians foi surpreendido com a postura ofensiva do Coritiba nos primeiros minutos de jogo. O Coxa não se intimidou na Neo Química Arena e foi para cima do Timão.
Com dificuldade para construir e dependente de Renato Augusto, o Corinthians foi sendo acuado para a defesa. A superioridade dos visitantes se tornou a vantagem no placar aos 27 minutos.
Marcelino Moreno cobrou escanteio, Henrique desviou e Murillo, sem reação, fez contra. Foi apenas a partir da desvantagem que o Timão acordou, dominou a posse de bola e tentou reagir.
No minuto 31, Renato Augusto recebeu de Maycon e quase empatou. Aos 40, porém, Murillo errou de novo e Diogo Oliveira ficou perto de ampliar para o Coritiba.
Segundo tempo (bem) diferente
O técnico Vanderlei Luxemburgo fez três mudanças para a etapa final: saíram Fagner, Fabio Santos e Gabriel Moscardo para as entradas de Bruno Mendez, Matheus Bidu e Wesley. O Corinthians melhorou.
Logo aos seis minutos, veio o empate. Ruan Oliveira cobrou escanteio, Bruno Mendez ganhou pelo alto e Yuri Alberto fez bonito giro antes de finalizar e Kuscevic salvar em cima da linha. Gil, no rebote, conferiu e deixou tudo igual no placar.
O Corinthians manteve a volúpia e virou um minuto depois. Ruan Oliveira ajeitou de cabeça no segundo pau após lançamento de Renato Augusto e Yuri Alberto, na pequena área, virou. O centroavante bateu meio de ombro para guardar.
O Timão seguiu soberano no segundo tempo e ampliou. Wesley, que entrou no intervalo, arrancou em contra-ataque, driblou Henrique e bateu bonito de fora da área para fuzilar Gabriel. 3 a 1.
O jogo seguiu movimentado, com chances para os dois lados, mas o resultado final foi 3 a 1 para o Corinthians. Timão invicto há 11 jogos e com moral para enfrentar o São Paulo na semifinal da Copa do Brasil.
Lances importantes
1 a 0. Aos 27 minutos do primeiro tempo, Marcelino Moreno cobrou escanteio, Henrique desviou e Murillo não conseguiu cortar. Gol contra do zagueiro do Corinthians.
Quase. Aos 31 minutos do primeiro tempo, Maycon lançou e Renato Augusto bateu forte para grande defesa do goleiro Gabriel.
Cássio! Aos 40 minutos do primeiro tempo, Murillo furou e Diogo Oliveira chutou da pequena área para milagre do goleiro do Corinthians.
O empate. No minuto 7 do segundo tempo, Yuri Alberto bateu, Kuscevic tirou em cima da linha e Gil conferiu na pequena área. 1 a 1.
Virada relâmpago. Um minuto depois, Ruan Oliveira ajeitou de cabeça e Yuri Alberto dividiu com o goleiro Gabriel para virar aos 7' do segundo tempo.
3 a 1. Aos 21 minutos do segundo tempo, o Corinthians puxou contra-ataque com Adson e Wesley recebeu, driblou Henrique e acertou lindo chute de fora da área para ampliar.
FICHA TÉCNICA
CORINTHIANS x CORITIBA
Local: Neo Química Arena, em São Paulo (SP)
Data: 13 de agosto de 2023
Horário: 16h (de Brasília)
Árbitro: Ramon Abatti Abel (Fifa-SC)
Assistentes: Henrique Neu Ribeiro (SC) e Eduardo Gonçalves da Cruz (MS)
VAR: Daniel Nobre Bins (Fifa-RS)
Cartões amarelos: Fagner e Maycon (Corinthians) e Victor Luis e Henrique (Coritiba)
GOLS
Corinthians: Gil, Yuri Alberto e Wesley, aos 7, 8 e 21 minutos do 2T
Coritiba: Murillo (contra), aos 27 minutos do 1T
Corinthians: Cássio, Fagner (Bruno Méndez), Gil, Murillo e Fabio Santos (Matheus Bidu); Gabriel Moscardo (Wesley), Maycon e Renato Augusto (Giuliano); Adson, Ruan Oliveira e Yuri Alberto (Matias Rojas). Técnico: Vanderlei Luxemburgo
Coritiba: Gabriel, Diogo Batista, Kuscevic, Henrique e Victor Luis; Fransérgio (Andrey), Sebastián Gomez (Lucas Barbosa), Matheus Bianqui (Liziero) e Marcelino Moreno; Diogo Oliveira (Kaio César) e Robson (Ruan Assis). Técnico: Thiago Kosloski
Fonte: UOL