LANÇAMENTO DE LIVRO EM LONDRES COM MUITA ARTE E DIVERSIDADE


O lançamento da antologia The Power of Women`s Voice in Literature, que aconteceu no dia 06 de dezembro, fez história no Reino Unido. No charmosíssimo Freddie`s Bar, na University of West London, uma linguagem universal deu o seu recado entre os vários falantes de língua inglesa e portuguesa: a linguagem da Arte e da Literatura. A obra, organizada pela Drª Sueli Lopes, conta com a participação de 32 coautoras, e tem como maior propósito mostrar o quanto  a literatura foi um canal para que a mulher passasse a ter voz no mundo, ao mesmo tempo em que mostra a luta, por ela enfrentada, para ter o direito de publicar livros.  

 

A University of West London foi escolhida como o lugar ideal para o lançamento da antologia, pois lá estudaram grandes escritoras como Jung Chang e Jennifer Louise Worth; além de ser o local onde a imortal Lady Byron montou a Escola Cooperativa em 1834. O salão onde aconteceu o evento, por sua vez, faz homenagem a Freddie Mercury, que também estudou na mesma universidade. 

 

O evento contou com a presença do Vice-Chanceler da Universidade, Dr Suresh Gamlath; da Reitora da Faculdade de Business da University of West London, Dra Amelia Au-Yeung e um grupo de professores doutores, além de alguns alunos. Foi uma linda conexão entre os falantes de língua portuguesa e inglesa, que contemplaram a cerimônia. 

   

O evento foi arquitetado pela organizadora da antologia, Drª em Literatura e CEO do Grupo Internacional de Escritores Vozes da Diápora, Sueli Lopes e por Dalvony Savic, Professora efetiva de mestrado da Universidade, com diversos prêmios e Relações Internacionais do Grupo Vozes da Diáspora. 

 

Dentre as apresentações artísticas, vale destacar: a performance da atriz, escritora  e professora de teatro por mais de 50 anos, Edinar Corradini- Ela veio de Teresópolis-Brasil, especialmente para a cerimônia e abrilhantou o evento, ao exaltar a poesia, a literatura e arte, por meio de poemas que ela criou exclusivamente a partir da antologia. A belíssima  apresentação teatral de Edinar Corradini ficou sob a direção de Beto Correia. 

 

Nati Britto, que veio da Itália e apresentou uma dança com simbologia de protesto à violência contra a mulher. Ela é diretora da Casa Cultural Dominicana (ONG de apoio a mulheres em situação de violência doméstica), com quem  o Grupo Vozes da Diáspora fechou uma parceria:  o livro, que também será lançado na Itália, irá doar parte da renda arrecadada a esta ONG; 

 

Os músicos: Ivo Pires, Deo de Oliveira, Nícola e Yamina, que apresentaram jazz brasileiro e também algumas músicas de Freddie Mercury, que foi aluno da University of West London. O pianista e músico Ivo Pires, além das apresentações, cuidou do som ambiente, alegrando a noite de forma muito clássica e requintada, apresentando músicas imormais de Freddie Mercury. 

 

Claudia Dandara, jornalista e escritora,  declamou o poema de Maya Angelou “And Still I Rise”,  e Ana Leocárdio, artista plástica, autora e escritora,  declamou um poema de sua própria autoria. A escritora e coautora, kenia Machado, se pronunciou sobre sua abordagem a respeito de Emily Brontë na antologia; ao passo que Grasiele Mainart falou em seu nome e também destacou a abordagem de Goretti Stravini na obra: Sophia de Mello Breyner Andresen. 

 

A decoração do ambiente e organização do buffet ficou por conta da escritora, filósofa e artista plástica, Solange Castro, que deu um toque intimista, elegante e misterioso no lugar. Coisa de artista com pegada de filosofia! 

 

 

A crerimônia, com dedicação e participação de toda a equipe, além de mostrar o poder das vozes em diáspora, dos falantes de língua portuguesa no Reino Unido, construiu uma ponte com falantes da língua inglesa, mostrando o propósito de o livro ter também sua versão e publicação em inglês. 

 

O livro, com prefácio da Cônsul-Adjunta e Coordenadora do EmuB- Espaço da Mulher Brasileira- no Consulado Brasileiro em Londres; ilustrado com retratos das escritoras e capa a partir de obras de arte do artista plástico Ronaldo Lopez, contou com participação das seguintes coautoras (com indicação das escritoras homenageadas:  Drª Adriana Strella-J k Rowling, Adriana Vilhena Townson- Jane Austen, Aline De Bona- Maye Musk, Angélica Massoca- Agatha Christie, Drª Carmem Quintana- Clarice Lispector, Claudia Dandara- Conceição Evaristo, Dalvony Savic- Ayn Rand, Dayanne Neves- Raquel de Queiroz, Deo De Oliveira- Safo, Edinar Corradini- Cecília Meireles, Drª Edna Froede- Florbela Espanca, Elisa Dias- Michelle Obama, Franci Rocha- Lygia Fagundes Teles, Goretti Stravini- Sophia de Mello Breyner Andresen, Grasiele  Mainart- Adélia Prado, Hélida Damasceno- Amélia de Beviláqua, Drª Irene Rocha- Zélia Gattai, Isabel Parolini- Colette, Janice Mansur- Carolina Maria de Jesus, Judite Oliveira- Leodegária de Jesus, Kenia Machado- Emily Brontë , Leovany Octaviano- Hilda Hilst, Maristela Gonçalves- Maria Clara Machado, Neusa Coelho- Antonieta de Barros, Patrícia Dias- J K Rowling, Rita Lusiê- Nísia Floresta, Drª Rita Mello- Cora Coralina, Sheila Aguiar- Maria Graham, Shirley Halgand- Maria Frimina dos Reis , Solange Castro- Simone de Beauvoir, Drª Sueli Lopes- Virginia Woolf, Zélia Guerra- Martha Medeiros. 

 
Viva o poder de humanização da literatura! 

 
Sueli Lopes é Drª em Literatura, autora, escritora, antologista, cronista e CEO do Grupo Internacional de Escritores Vozes da Diáspora.  Faz leitura crítica e organiza projetos editoriais de livros. É também Chanceller da Paz em Londres pela Embaixada Cultural da Paz- FEBACLA, onde também é Acadêmica Internacional Benemérita.Instagram: @escritorasuelilopes 

 
 

























 


Sueli Lopes é Drª em Literatura, autora, escritora, antologista, cronista e CEO do Grupo Internacional de Escritores Vozes da Diáspora. É também Chanceller da Paz em Londres pela Embaixada Cultural da Paz- FEBACLA, onde também é Acadêmica Internacional. 

 

 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem